O que é Maçonaria?

A Maçonaria é uma Escola de Mistérios que utiliza símbolos e alegorias para explicar conceitos ligados à metafísica. Para isso, a Maçonaria divide e organiza o conhecimento em um modelo de ensino chamado "iniciático", ou seja, através de um inicio, o Aprendiz passa a ter acesso a informações que se complementam, criando assim a construção do conhecimento.

Os membros da Maçonaria, tanto homens quanto mulheres, são chamados de "maçom". Hoje o mundo reúne pouco mais de 10 milhões de maçons, que cultivam o aclassismo, o humanismo, os princípios da liberdade, igualdade, fraternidade, democracia, aperfeiçoamento intelectual e que buscam a evolução espiritual.

A maçonaria não é, contudo, uma simples escola. Ela funciona também, como uma sociedade fraternal, que admite todos os homens e mulheres, livres e de bons costumes, sem distinção de raça, sexo, religião, ideário político ou posição social, sendo que as principais exigências pra ser admitido como membro são, que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito livre de dogmas e o firme propósito de sempre ir em busca da evolução, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.

A origem histórica da Maçonaria se deu há cerca de 2300 anos atrás, quando um sábio, filósofo e matemático egípcio, aluno da Academia de Platão, chamado Euclides, criou a primeira "Guilda", onde ensinava a Ars Constructoria (Arte da Construção), através da Geometria e sua aplicação prática, além da filosófica. Isso ocorreu na antiga cidade de Alexandria, no Egito.

A palavra Guilda significa "associação de pessoas com interesses comuns", muitas vezes ligadas a uma profissão ou atividade específica. E essa Guilda criada por Euclides, além de ensinar a Arte da Construção, ensinava seus membros os conceitos filosóficos e gnósticos, através do simbolismo de suas ferramentas e materiais de trabalho.

A palavra "maçom" deriva do termo "mason", que quer dizer "pedreiro" nas línguas de origem românica e germânica-ocidental. E vale ressaltar, contudo, que esses "pedreiros" se formavam muito mais do que simples artífices, mas verdadeiros filósofos e líderes espiritualistas.

É importante salientar então que, o que chamamos aqui de "pedreiros", eram pessoas de alto reconhecimento, na época, por conhecerem segredos da Geometria Sagrada e por serem os responsáveis por construírem as catedrais e fortes Templários, além dos castelos e obras de engenharia que até hoje são impressionantes.

E conforme esses Aprendizes se tornavam mestres-construtores, eles se dirigiam para os mais diversos cantos do mundo, formando novas Guildas, expandindo não só a mão de obra capacitada, mas criando novas células que formavam moral e intelectualmente, novos membros.

Esses homens e mulheres, membros das Guildas, eram comumente chamados de "freemasons", uma palavra que tem o radical "free", que em inglês quer dizer "livres". E quando nos deparamos com o termo "livre", é importante saber que ele se refere ao fato de que, na época, não era permitido a qualquer um, sair do reino em que havia nascido. Aquele que nascesse pobre, em Paris, por exemplo, só poderia ascender socialmente, ou buscar novas possibilidades fora do reino, se tivesse a permissão do rei.

Os "freemasons" ou simplesmente "maçons", no entanto, pela natureza da profissão, necessitavam do livre passe em qualquer país em que existisse a Igreja, já que eram eles que construíam templos por todo o mundo.

Vale destacar que a Maçonaria é um organismo vivo, composto por seres humanos que, assim como a sociedade, estão em constate evolução. Isso quer dizer que a Maçonaria sempre esteve em vias de transformação e que seria impossível presumir que, se a sociedade atual não é a mesma de 2300 anos atrás, a Maçonaria ainda fosse.

Hoje a Maçonaria se divide em diversas Ordens, que são autônomas e independentes entre si, sem que haja um poder central ou regulador. Cada ordem pode possuir vários grupos, que são chamados de "Lojas", uma tradução equivocada do termo inglês "lodge". Essas Lojas usam os mais diversos ritos, que nada mais são do que scripts criados para que as reuniões aconteçam de forma padronizada e organizada.

A Maçonaria evoluiu, renovou suas ferramentas, aprimorou suas ténicas, ampliou a gama de conhecimentos e hoje transforma a vida de milhões de pessoas, direta e indiretamente, nos 5 continentes do mundo.

Torne-se livre e de bons costumes.

Conheça o passo-a-passo para se tornar um Maçom Livre e Aceito.