Novus Ordo Initia

A Maçonaria, como já abordamos em outras áreas desse site, nada mais é do que uma escola iniciática que objetiva transformar seres profanos em seres sagrados.

Tal prática se desenvolve através do uso de símbolos e alegorias, que visam inspirar e explicar, de forma metafórica, um determinado valor filosófico, como expressa muito bem o Ir∴ Helvécio de Resende Urbano Júnior, em uma citação, em uma de suas obras:

"Cada homem vê a Natureza à sua maneira. O que ele vê é apenas uma imagem. Todas as imagens devem ser ignoradas; o Adepto deve aspirar de todo coração à Pedra Polida. Este assunto não pode ser discutido em linguagem vulgar; o rei tem que falar dos assuntos da realeza de uma maneira soberana.

Embora essa citação possa ser interpretada por muitos com soberba e vaidade, afirmando que não se deve discutir tais temas com qualquer um, nós da G∴O∴L∴D∴ a interpretamos de um outro prisma.

Acreditamos que mesmo os Mestres dos mais altos graus, da Maçonaria, ou seja, seres dotados dos mais altos ensinamentos esotéricos e, por premissa, pessoas evoluídas que aprenderam a lidar com as armadilhas de suas emoções, mesmo com toda a capacidade adquirida, ainda são seres humanos, passíveis de erros e vícios.

Sendo assim, quem teria a audaz habilidade de se por no papel de um Deus Absoluto, e julgar se o outro é digno de se tornar um postulante a aprendiz, ou não?

Isso quer dizer que, em nossas Colunas, acreditamos humildemente, que as oportunidades devem ser iguais para todos, tornando aptos a iniciarem o processo de candidatura, todos aqueles, homens e mulheres, que por livre e espontânea vontade, se aproximarem de nós com o objetivo de aprender e evoluir.

Sim, se for da tua vontade, independente de você ser homem ou mulher, independente da tua raça, da tua cor de pele ou da tua crença, você será bem-vindo entre nós!

A Era Digital

O mundo evoluiu. A sociedade evoluiu. O mundo digital criou uma vasta gama de ferramentas democráticas e acessíveis, que torna possível o acesso à informação e traz um mar de possibilidades.

Graças ao avanço da tecnologia e o acesso facilitado à informação, simples conceitos como pegar um taxi, pedir uma pizza, ou até mesmo ser aluno de uma faculdade, o que antes era restrito a uma elite, agora são possíveis por pessoas comuns.

A verdade é que o acesso a internet deu a todos o mesmo poder de conhecer, de crescer e de evoluir, de forma justa e democrática.

E se a Maçonaria é um órgão da sociedade, que acompanha os processos de transformação social, não poderia ela se por fora desse avanço, ou seja, o fato de alguns seres arcaicos não se adaptarem ao novo, não poderia ser motivo para que a Maçonaria pare no tempo e fique para trás.

Portanto, fazendo o que é melhor pra sociedade, aqui estamos nós para mudar essa realidade ultrapassada e trazer a Maçonaria para a era digital, adaptada às necessidades coletivas, com mais possibilidades e mais acessível, cumprindo assim o seu dever social: construir masmorras aos vícios e templos às virtudes.

Maçonaria pela internet é regular?

A Maçonaria digital surgiu em 1998, ainda de forma precária, quando uma Loja pertencente à Grande Loja Unida da Inglaterra, resolveu criar uma operação chamada "Internet Lodge" resolveu transmitir pela internet, suas sessões presenciais. Essa ainda não seria considerada a primeira Loja digital, mas já seria o princípio dessa modalidade.

Em 2012, no Canadá, surge então a Castle Island nº190, no Canadá, se tornando a primeira Loja 100% digital do mundo. A Austrália seguiu a tendência e em 2018 criou a segunda Loja 100% digital do mundo, a Endeavour n°944.

No mesmo ano de fundação da Endeavour, nasce a Guilda Ordo Lux Dei, no Brasil, que inspirada nos passos de maçons ao redor do mundo, surge como a primeira Loja a praticar maçonaria digital no Brasil.

Quando seu Grão-Mestre, Lucas Centini, visita os EUA em 2019, antes mesmo da pandemia da Covid-19, e tem contato com os avanços tecnológicos de lá, ao retornar ao Brasil, resolve fundar então a primeira ordem 100% digital do mundo.

Hoje a G.O.L.D. conta com mais de 300 membros espalhados pelos 27 estados brasileiros, além de possuir membros em diversos países do mundo, podendo levar a Verdadeira Luz, agora sem limites.

Sistema de Graus e Iniciação

Como uma escola iniciática, a Maçonaria divide o acesso ao conhecimento em estágios. Na GOLD, o primeiro estágio começa na Iniciação aos Sagrados Mistérios, que é uma etapa preparatória que antece o ingresso, de fato, na Maçonaria.

Isso acontece para que o individuo tenha a oportunidade de acessar conceitos iniciáticos e degustar o conhecimento gnóstico, para que o mesmo, além de criar bases, possa decidir em segurança se esse é, realmente, o caminho que ele quer seguir.

A Iniciação aos Sagrados Mistérios conta com 13 instruções, e ao finalizar as 13 instruções, é liberado então, um formulário para que o individuo possa iniciar seu processo de candidatura, onde sua ficha será analisada em um processo chamado de "sindicância" e, caso aprovado, será então iniciado no primeiro grau da Maçonaria, o Grau de Aprendiz Maçom.

Uma vez iniciado, o neófito (termo que se refere aos recém iniciados), terá acesso ao sistema de Graus, que em nossa Ordem remete aos Antigos Costumes de outrora, que exigem conhecimento e aptidão.

Isso quer dizer que, embora seja admitido como Aprendiz Maçom, todo aquele que tenha o interesse em receber os ensinamentos esotéricos, só serão elevados ao 2º Grau (Companheiro Maçom), após realizar todos os estudos pertinentes ao Grau de Aprendiz, bem como, demonstrar aptidão escrita, na entrega de uma avaliação, sobre os temas abordados.

Só após concluir os dois primeiros Graus, é que o Maçom passará pela Cerimônia de Iniciação, ou seja, embora já seja um maçom iniciado, a Cerimônia de Iniciação só ocorrerá na passagem de Companheiro para Mestre.

Isso acontece porque a Cerimônia de Iniciação e Exaltação ao Grau de Mestre Maçom, representa a passagem do mundo profano para o mundo sagrado, e conta com símbolos e rituais magníficos, que não fariam o menor sentido para aqueles que não passaram pelos dois primeiros Graus.

Para fazer sua inscrição na Iniciação aos Sagrados Mistérios, você pode clicar aqui.

Como é ser um Maçom?

Ser maçom é uma garde oportunidade, uma grande realização, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Cada maçom carrega consigo o nome de uma organização milenar que reuniu grandes mestres e líderes, que deram sua vida pela sociedade.

E ser maçom na GOLD, por se tratar de uma ordem 100% digital, traz benefícios extras como a oportunidade de conhecer pessoas de lugares distantes, ter o conhecimento organizado e sistematizado, além de poder fazer tudo isso do conforto do seu lar, sem precisar enfrentar o trânsito e sem precisar alterar sua rotina.

Um outro benefício é que ao se tornará um Aprendiz Maçom, você receberá na sua casa, os paramentos e indumentárias do Aprendiz, aprenderá os Toques, Sinais e Palavras de reconhecimento e poderá assim, reconhecer e ser reconhecido como Maçom, em todo o mundo.

Além disso, você terá acesso ao sistema de estudos chamado "Portal do Iniciado", que lhe permitirá aprender e praticar os ensinamentos esotéricos da Ordem, a um nível - arriscamos dizer - muito superior ao de muitas Lojas brasileiras, que se reúnem, infelizmente, com o único objetivo de confraternizar.

G∴O∴L∴D∴
Justa e Perfeita

A Guilda Maçônica Ordo Lux Dei - G∴O∴L∴D∴, é uma Ordem Maçônica livre, Justa, Perfeita e Regular, que não distingui pessoas pelo sexo, raça, ou credo.

Nós acreditamos que todo aquele que busca ajuda, merece a chance de ser ajudado.

Praticamos, portanto, um sistema de evolução de Graus, herdado dos Antigos Costumes e guiados pela Verdadeira Luz, que empregam a meritocracia, elevando e exaltando aqueles que relamente têm conhecimento para tal e não somente aqueles que possuem mais destaque social.

A G∴O∴L∴D∴ foi criada por respeitáveis Mestres Maçons, que tinham como missão, resgatar a Maçonaria da inundação de práticas profanas, e trazê-la de volta ao mundo sagrado a que pertence.


Sereníssimo Grão Mestre

Lucas Centini é Mestre Maçom, foi iniciado no Rito de York (americano), onde percorreu os 3 primeiros graus da Maçonaria Simbólica.

Visando um maior aprofundamento na história da Maçonaria universal, optou por percorrer do 4° ao 33° Grau através do Rito Escocês Antigo e Aceito (R.E.A.A.), sendo hoje devidamente reconhecido pelo Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil, além de ser Soberano Inspetor de Fraternidade e idealizador do Rito Lux Dei.

Sua jornada na senda mística começou há décadas, quando desde os 13 anos de idade, mergulhou nas profundezas dos ensinamentos esotéricos, explorando os caminhos trilhados por ilustres buscadores ao longo dos´séculos

Com a autoridade que vem de anos de estudo, práticas e dedicação incansável aos Mistérios do Conhecimento Oculto, Lucas Centini funda então a Guilda Ordo Lux Dei, que atua sob a égideda sabedoria antiga.


O Rito Lux Dei

Antes de falarmos, diretamente, do Rito Lux Dei, precisamos entender o que é um Rito, quando os Ritos surgiram na Maçonaria e, sobretudo, qual a regularidade da implantação de um Rito, na Maçonaria.

Um Rito nada mais é do que um conjunto de rituais que são praticados em um ato formal. Simplificando, um rito nada mais é do que um conjunto de "scripts" que são utilizados para padrozinar uma reunião.

Por exemplo, para se realizar a reunião de uma assembléia de condomínio, há uma ordem que é seguida, para a execução correta da reunião. Normalmente essa ordem é expressa no estatuto ou no regimento interno do condomínio. Essa maneira de se realizar a assembleia do condomínio, nada mais é do que um rito.

Quando a Maçonaria surgiu, as reuniões não tinham ritos e cada Guilda as realizava ao seu modo. Muitas vezes os trabalhos nem eram feitos em reuniões formais.

Com o passar do tempo e graças às perseguições que a Maçonaria sofreu, em especial na idade média, surgiu a necessidade de que os Maçons se reuníssem escondidos dos olhos da Igreja, se não quisessem ser mortos. Para isso, os Maçons se reuniam em refúgios criados nos porões de tavernas.

Uma das traduções da palavra "refúgio" é "Lodge", e daí surgiu o termo "Loja", orinduo de uma tradução mal feita pelos portugueses. Por tradição, chamamos nossas reuniões maçônicas de "Lojas", até os dias de hoje.

Conforme a história da Maçonaria avançou e passou a ser influenciada pelo dogma cristão, além de ser infestada de nobres que mal sabiam o que era a essência da Maçonaria, muitos costumes foram alterados e diversas modificações culturais foram realizadas na Maçonaria. Uma dessas mudanças foi a criação de Ritos, ou seja, de protocolos formais para a realização das Lojas.

Com a fusão entre Maçonaria e Templários, ocorrida após 1312, após o Rei Felipe IV ter iniciado uma sangrenta perseguição à Ordem, diversos conceitos organizacionais e disciplinares foram criados, como herança da cultura templária. E acredita-se ser daí a primeira influência para a criação de um Rito.

Entre os incontáveis ritos existentes, o primeiro rito que se tem notícia foi instituído na Maçonaria em 1314 pelo Rei da Escócia, Robert Bruce.

O Rito mais famoso no Brasil é o Rito Escocês Antigo e Aceito. No entanto, existem incontáveis ritos, nas incontáveis ordens maçônicas, espalhadas pelo mundo.

É importante ressaltar aqui que não existe um "rito oficial da Maçonaria", e que, ao mesmo tempo, não existe rito pior ou melhor. Todos os ritos criados por Mestres Maçons, devem ser considerados regulares, desde que seguidos em sua forma original.

Uma grande prova disso é a "The Mother Lodge nº0", a primeira Loja que se tem registro histórico, fundada no ano de 1140 em Kilwinning, e que existe até os dias de hoje, praticando um rito próprio e independente.

O Rito Lux Dei é um Rito que segue os antigos costumes em seu corpo simbólico, e que em seu corpo filosófico trabalha tanto os assuntos de cunho metafísicos e esotéricos, quanto instruções ligadas ao aperfeiçoamento e crescimento individual, com o objetivo de formar líderes e influenciadores sociais.

O autor do Rito Lux Dei e fundador da G∴O∴L∴D∴, o Ser∴ Gr∴ Mest∴ Lucas Centini, é atingiu o Grau 33 - Soberano Grande Inspetor Geral, reconhecido e certificado pelo Supremo Conselho do Rito Escossês Antigo e Aceito no Brasil, sendo investido com total autoridade e conhecimento, que lhe permitiram desenvolver um Rito independente, que tem como objetivo principal, proporcionar o desenvolvimento dos Maçons através do despertar de habilidades físicas e metafísicas.

O Rito Lux Dei é dividido em 3 Graus Simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) e 4 Graus Filosóficos, com 30 Câmaras Superiores, o que faz com que, embora seja dividido em 7 graus, contemple todo o simbolismo, toques, sinais e palavras de reconhecimento, de um rito de 33 graus, como por exemplo, o Rito Escocês Antigo e Aceito.


Corpo Simbólico

loja-simbolica-maçonaria

A maçonaria é composta por Graus Simbólicos e Filosóficos. Os 3 primeiros Graus (Aprendiz, Companheiro e Mestre) são universais em todos os ritos, sendo que do 4º Grau em diante, varia o nome e o conteúdo filosófico de cada grau, de acordo com o Rito.

O 1º Grau, o Grau de Aprendiz, representa o inicio da morte no mundo profano. Esse é o grau que fundamentará e criará as bases de conhecimento espitêmico para que o Maçom possa se aprofundar cada vez mais na lapidação de sua pedra bruta, ou seja, na sua evolução.

O 2º grau, o Grau de Companheiro, é o grau que representa o inicio da passagem do plano material para o plano espiritual. O Grau de Companheiro representa a fase mesotérica do aprendizado.

Por fim, no 3º Grau, o Maçom é exaltado a Mestre e iniciado nos Antigos Mistérios, tornando sua pedra bruta em pedra polida.

Além disso, o Mestre agora cuidará não só do seu próprio aperfeiçoamento, mas auxiliará os Aprendizes e Companheiros, em suas jornadas.

Supremo Conselho do Rito Lux Dei

loja-simbolica-maçonaria

Além do Corpo Simbólico, a Guilda Ordo Lux Dei possui um Supremo Conselho que cuida do Corpo Filosófico, que conglomera os Graus Superiores.

Os Graus quatro, cinco e seis são divididos em sete Câmaras Superiores, cada um, totalizando vinte e uma Câmaras Superiores, sendo que o último Grau, o sétimo, é formado por nove Câmaras Superiores.

No total, contando os Graus Simbólicos e Filosóficos, o Rito Lux Dei possui 33 Câmaras, que formam os 7 Graus, o que lhe torna mais organizado e mais dinâmico, do que Ritos mais antigos.

O 4º Grau, chamado de Mestre da Cruz Ansata e é um Grau voltado, especificamente, ao desenvolvimento da liderança e gestão de pessoas.

O 5º Grau, chamado de Cavaleiro do Templo, é um Grau esotérico e voltado à explicação de mistérios metafísicos e da criação.

O 6º Grau, chamado de Mestre da Igualdade, é um Grau extremamente importante, que explora assuntos ligados à geopolítica, ao Direito, à filosofia e à autossuficiência.

O 7º Grau, chamado de Supremo Inspetor de Fraternidade, é um grau criado para a finalização da formação do individuo. Esse é um grau de formação que proporciona o conhecimento ligado ao desenvolvimento estratégico, técnicas de gestão e habilidades administrativas.

Como é possível notar, o Rito Lux Dei busca desenvolver seus membros em escala física e metafísica, para que através da evolução do individuo, a sociedade possa evoluir.

Encerramos lhe convidando a conhecer o nosso Manifesto.


Manifesto - Guilda Ordo Lux Dei

No interior de cada alma, reside aceso o fogo divino existente em cada ser, onde floresce o amor, quase sempre subvertido e encrostado de dogmas, almejando que por uma rachadura mínima, tal casca possa ser rompida, expondo sem restrições o esplendor da verdadeira existência.

Há tempos os homens sábios descobriram que há mais poder em si, do que podem imaginar os homens comuns.

Dotados de tortuosa intenção, no entanto, aqueles que acessaram os mais diversos meios de se obter a plenitude dos regozijos da verdade pura, tomaram-lhes para sua própria satisfação do ego, buscaram criar meios de protege-los da grande massa, alegando sobre falso pretexto, que o motivo seria justamente, que tais conhecimentos só deveriam ser acessados por aqueles de moral ilibada.

Trouxeram então, como verdade absoluta, os mais diversos dogmas religiosos e separações sociais. Criaram os mais diversos e tenebrosos planos afim de se manter no poder. Corromperam até, aquela que conseguiu compilar em si a prática fundamentada de conhecimentos diversos, com a aplicação justa e perfeita de seus diversos métodos: a Maçonaria.

O imperador romano Júlio César, entendeu em sua estratégia subversiva que dividir era o melhor meio de se dominar um povo e, seguindo mais tarde seus moldes bélicos, os grandes homens do Clero medieval, tomaram para si a Maçonaria, fazendo dela a maior arma de conquista já criada.

Repletos de membros submissos e absolutamente mal instruídos, criaram então um exército de servos, dominados pelas paixões da vaidade, que passaram a servir de ferramenta de controle social, cada qual alocado onde melhor se encaixasse para servir aos senhores do mundo.

Não há, contudo, validação melhor de uma teoria do que a pura e simples prática. Vimos com o passar de cada dia, que tal instituição ora designada para manter vivos os conhecimentos antigos e evoluir a moral idealizada por grandes espíritos de luz, como Hermes Trismegistus, Pitágoras, Aristóteles e Platão, além de tantos outros, se corromperam e passaram a confundir valores e criar costumes inapropriados, que cada vez mais a separa do espectro da realidade e, sobretudo, das necessidades evolutivas das sociedades.

Sempre de pé e à ordem, entendemos que é chegada a hora de resgatar aquilo que foi perdido. De trazer à tona a realidade lógica do funcionamento do mundo e de usar o conhecimento das forças visíveis e ocultas em prol do bem-estar da humanidade.

Esgotou-se o tempo em que se tolerava que aqueles que distorceram a nobre missão da Maçonaria, pudessem por si só perceber o correto caminho e, por livre e espontânea vontade, retomassem o caminho do bem, da beleza e da justiça.

Iniciamos aqui então um caminho reto, restaurando através desta instituição e com os verdadeiros valores maçônicos, a missão de levar o esplendor do conhecimento a todos aqueles que demonstrarem interesse e que, de forma plena, vivem livres e de bons costumes.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade: esses sãos os preceitos jusnaturais que nos guiam no combate à tirania e na retomada dos antigos ideais que outrora buscaram fazer do mundo um lugar de paz.

São Paulo, 03 de março de 2018.

Lucas Centini
Ser∴ Gr∴ Mest∴ - G∴O∴L∴D∴



"Há duas liberdades: a falsa, em que cada um é livre de fazer o que lhe apraz, e a verdadeira, em que é livre pra fazer o que deve." - Guimarães Rosa

Torne-se livre e de bons costumes.

Conheça o passo-a-passo para se tornar um Maçom Livre e Aceito.